10 Questões que Nenhum Director Não-Executivo Deve ter Medo de Perguntar

Questions to Ask

Questions to Ask

Eu participei recentemente de um fórum de diretores não-executivos (“NED’s”). Nos reunimos para discutir como estes diretores poderiam obter níveis suficientes de conforto para que desfrutem de uma proteção adequada sob o programa de diretores e executivos da compania.

Um dos meus co-painelistas (próprio NED de uma grande seguradora) fez o ponto perfeitamente válido de que no mundo real não havia tempo suficiente para se dedicar a cumprir deveres próprios como um NED sem fazer um estudo especial de D&O seguro.

O D&O Tem se Tornado um Assunto Complexo?

Isso me fez pensar. Não é como se não tivesse falta de informações disponíveis sobre o assunto. Além de uma variedade de blogs, artigos, recursos regulares e conferências sobre o assunto, há pelo menos quatro livros dedicados aos Diretores Internacionais de Seguros de Resposabilidade Civil. Eu deveria saber que sou responsável pela edição de um deles. Longe de haver falta de material, parece-me mais provável que exista simplismente excesso de material.

Como Saber se Você tem a Proteção D&O Adequada?

Com isso em mente, eu me coloquei no desafio de chegar a dez questões para que qualquer potencial ou serviço NED possa esperar respostas diretas. Obviamente há muito mais do que dez perguntas para se perguntar, e a lista não pretende ser exaustiva. O que eu procuro fazer é concentrar-me na sala de máquinas, em vez de na janela da loja. Em outras palavras, as perguntas vem da minha experiência em lidar com reais reivindicações D&O, e não de um desejo de assinalar as caixas sobre o número de perigos segurados cobertos pela apólice.

Em conjunto, as respostas à estas perguntas devem ajudar qualquer NED em busca de conforto quanto à qualidade da proteção disponível para ele pelo seguro da empresa D&O.

Dez Questões Para Diretores Não-Executivos sobre Seguros de Resposabilidade Civil D&O

  1. Com quais categorias de trabalhadores – de acordo com o nível hierárquico – eu compartilho o limite D&O comprado pela compania em meu nome?
  2. Eu desfruto do benefício de qualquer limite separados aos diretores não-executivos? Se sim, quanto está disponível apenas para mim e o que é gatilho para a cobertura?
  3. Seguradoras comprometem-se inequivocadamente a renunciar seu direito de rescindir a política – ao menos que eu seja culpado de falsidade ideológica ou não divulgação?
  4. A  política prevê um mecanimo em que as seguradoras vão avançar todos os custos de defesa e despesas de representações legais para mim, enquanto aguardam a resolução de qualquer litígio entre a empresas e as seguradoras quanto à amplitude de tais custos finalmente abrangidos no âmbito da política?
  5. Estou coberto para os custos de uma investigação após a morte ou lesões corporais que ocorreram como resultado da atividade empresarial?
  6. Que disposição existe na política para minha proteção no caso de um real ou potencial conflito de interesses entre mim e a empresa, em que eu possa exigir representação separada legal?
  7. No caso de uma ação coletiva contra mim e a empresa, que proteção eu tenho da seguradora, quando a empresa falha ou se recusa, por qualquer razão, a pagar a franquia geralmente aplicável a tais afirmações?
  8. Que tipo de proteção a política fornece contra reclamações futuras contra mim se eu me aposentar ou demitir durante a vigência da apólice, ou se durante este período a empresa for sujeito ou objeto de fusões e aquisições?
  9. Estou protegido contra quaisquer reclamações decorrentes ou relacionadas ao ganho, gerado pela empresa ou por mim, de qualquer lucro, ganho ou vantagem ao qual não tenho o direito, desde que eu não tenha agido de forma desonesta?
  10. A seguradora tem alguma obrigação me fornecer uma declaração por escrito e fundamentada sobre a cobertura de política, dentro de um determinado período de tempo, após eu apresentar uma reclamação?

 


Este post foi postado em inglês no dia 19 Março 2012

 

About Francis Kean

Francis is an Executive Director in Willis Towers Watson's FINEX Global, where he specializes in insurance for Dir…
Categories: Português, Risco Executivo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *