Próximo Passo no Seguro de Energia Renovável

Renewables share of total net generation by U.S. state, including hydroelectric

A produção de eletricidade através de recursos renováveis dos Estados Unidos tem apresentado crescimento significativo entre 2001 e 2011. Agora é o momento para o mercado segurador aproveitar a oportunidade e criar produtos que suportam a próxima etapa em energias renováveis.

Este crescimento tem ajudado a diversificar o portfólio de energia do país, trazendo benefícios da redução das emissões de CO2 na geração de eletricidade, enquanto aumenta a demanda de contratação, através da construção e operação de usinas de energia solar e eólica.

Estados estão incentivando que este crescimento continue futuramente através do uso de Renewable Portfolio Standards (Portfólio Padrão de Renováveis) ,mesmo que o governo federal hesite sobre sua estratégia daqui para frente.

O gargalo dos Recursos renováveis

Existem recursos de energia renovável suficiente em os EUA para alcançar 20% -30% da carteira de geração de eletricidade. Mas para se aproximar deste nível, como preveem alguns estados, existe um gargalo que deve ser resolvido: linhas de transmissão.

Esta questão é particularmente sutil com a energia eólica, tornou-se a maior parte do crescimento da energia renovável. Locais adequados próximos aos centros estão se tornando mais difícil de encontrar e planejamento de aprovação ainda mais difícil de obter. Na maioria das vezes, os melhores locais para parques eólicos, em grande escala, estão muito longe das cidades, onde encontram-se as demandas de eletricidade.

O National Renewable Energy Laboratory – NREL (Laboratório Nacional de Energia Renovável) vem estudando o papel de linhas de transmissão para integrar melhor a energia renovável na carteira de energia dos EUA.

Vamos dar uma olhada em algumas das principais conclusões:

  • Penetrações elevadas de geração de energia eólica é viável com a expansão significativa da infra-estrutura de transmissão.
  • Nova transmissão será necessária para crescimento futuro e planejamento para esta transmissão é imperativo, pois leva mais tempo para construir novas capacidades de transporte do que para construir usinas eólicas novas.
  • Maior capacidade de transmissão reduz os impactos da variabilidade do vento, aumentando a confiabilidade da rede elétrica.

Projeto de transmissão nos EUA

O aumento da capacidade de transmissão é claramente necessária para adequar a oferta de energia renovável com a demanda. Existem vários projetos de transmissão de linha em vários estágios de planejamento em toda extensão dos EUA.

Na vanguarda desse desenvolvimento as empresas de energias renováveis estão procurando garantir a existência de um mercado para a energia limpa que produzem. Essas empresas privadas estão investindo na construção de linhas de transmissão, e depois vender estes bens ativo as empresas públicas.

Quando as linhas de transmissão são construídas por empresas privadas os métodos de gestão de risco devem ser reavaliados. As seguradoras têm sido cautelosas com cobertura de transmissão e distribuição (T & D), linhas e acordos de resseguro regularmente os exclui, como o meu colega David Reynolds descreveu previamente no seu post para o blog.

A estrutura das grandes empresas de serviços que lhes permite absorver o risco de danos materiais associado com  as linhas T & D, através de obrigações CAT ou auto-seguro. É provável que estes métodos serão utilizadas pelo proprietário uma vez que a linha de transmissão torna-se operacional. O mercado de seguros é mais necessário na fase de construção, onde as empresas de responsabilidade limitada (LLCs) requer uma solução de seguros para transferência de risco.

O mercado segurador foi originalmente avisado sobre a escala de utilidade da energia renovável e os riscos de danos de propriedade apresentados.

Com o tempo veio o entendimento, e hoje o mercado de seguros para a energia renovável é robusto. Agora é o momento para as seguradoras darem uma segunda olhada em linhas de transmissão de energia renovável. É hora de desafiar a sabedoria convencional e criar um produto que atenda às necessidades da indústria para apoiar o próximo passo no futuro renovável dos EUA.

 

Este post foi publicado em inglês em 15 de Agosto de 2012

About Michael Bogdan

Michael Bogdan is an Account Executive with Willis’ Global Markets International in London. He advises renewable …
Categories: Energia, Energias Renováveis, Português

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *