Resistindo a Tempestade – Soluções de Risco para varejistas do Reino Unido

Weather has a strong impact on consumer behaviours and buying patterns.

Padrões climáticos estão se tornando mais imprevisíveis do que nunca. Em março de 2012, o Reino Unido proibiu o desperdício de água, porém, no período de um mês, recebeu 200% mais chuva do que o habitual, tornando o ano de 2012 o mais úmido já registrado na Inglaterra.

Enquanto as consequências de eventos climáticos severos são muitas vezes seguradas, flutuações sazonais em condições climáticas não são. Esta pode ser uma verdadeira dor de cabeça para os varejistas, especialmente no Reino Unido, onde geralmente não estão acostumados a lidar com baixas temperaturas fora de época ou ondas de calor.

O tempo tem um forte impacto sobre os comportamentos de consumo e padrões de compra, e pode influenciar fortemente a demanda por diferentes produtos e serviços. Isso pode afetar o desempenho financeiro de uma empresa tanto quanto, se não mais, danos causados ​​por eventos de enchentes ou vendavais de alto perfil. Um exemplo claro disso seria o aumento de 600% nas vendas de trenós testemunhados pela Amazon, durante a onda de frio em Janeiro no início deste ano, mas por outro lado, um período prolongado de tempo úmido ou uma forte nevasca pode manter os consumidores longe das ruas ou impedi-los completamente de visitar as lojas. Isso significa que os varejistas veem suas vendas caírem drasticamente e as receitas totais são seriamente afetadas, especialmente se a interrupção ocorre em um ocupado período de negociação como a preparação para o Natal.

Então, o que pode ser feito para apoiar os varejistas e seus riscos crescentes para os padrões climáticos imprevisíveis? A boa notícia é que a indústria de seguros está respondendo.

Soluções Inovadoras

Cobertura de riscos climáticos é, essencialmente, um mecanismo de proteção. É um processo consultivo e muito analítico. Há um número crescente de produtos e soluções disponíveis, tais como ‘dia/temporada adversa’ ou capas ‘promocionais’.

Como regra geral, no entanto, soluções climáticas são feitas sob medida, projetado especificamente para atender os objetivos de gestão de risco de cada cliente. Baseiam-se normalmente em seguro ou contratos financeiros de forma derivada, desencadeados por movimentos em um índice de tempo acima ou abaixo de um nível pré-definido, sem nenhum dano físico a ser coberto para que o pagamento seja efetuado.

Os programas foram concebidos para responder à temperatura, chuva, vento, neve e sol, mas, desde que existam dados credíveis, ele pode ser usado para criar um índice e a estrutura de uma solução contra qualquer evento de tempo. Como as fontes deste tipo de dados estão mais prontamente disponíveis para uso comercial, a partir de estações meteorológicas e satélites, as oportunidades de inovação são potencialmente ilimitadas.

Estatísticas recentes mostram que cerca de US$ 11 bilhões no valor de soluções de riscos climáticos já estão sendo comercializados anualmente. O fato de que esse mercado está crescendo só pode ser uma boa notícia para os varejistas, haverá um número crescente de produtos disponíveis para ajudá-los a proteger seus lucros em situações em que o tempo se torna seu grande inimigo.

About Julian Roberts

Julian Roberts is an Executive Director of Hughes-Gibb, Willis' specialist agricultural, bloodstock and weather ris…
Categories: Português, Risco Climático | Tags: , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *