Consultoria em Benefícios Corporativos – Uma nova visão, Um novo perfil

beneficios corporativos

Para entender melhor o universo de uma Consultoria de Benefícios, conversamos com Marcello Avena – vice-presidente de Benefícios da Willis Brasil, sobre o que o papel de uma Consultoria e a percepção dos novos Recursos Humanos, frente a este tipo de serviço.

Com 25 anos de mercado, Marcello Avena, tem em seu currículo passagem e ampla experiência no mercado de benefícios, além do histórico profissional nas empresas Cigna, American Express, Grupo Notre Dame Intermédica  e Grupo Tempo Assist.

Confira, na íntegra a entrevista.

R.S:Qual o papel da consultoria de benefícios, e as vantagens para a  empresa que conta com esse apoio na hora de buscar uma prestadora de benefícios aos seus colaboradores?

M.A: A consultoria de benefícios atua nos segmentos de saúde, odontologia, benefício farmácia, seguro de pessoas (vida), previdência privada, acidentes pessoais, seguro viagem, entre outros, com o trabalho de levantamento de todas as informações sobre os benefícios necessários para cada empresa. Todos os processos existentes na consultoria corporativa aos seus clientes são alinhados à estratégia de recursos humanos da empresa em questão para que sejam contratadas as soluções mais condizentes para cada caso e com os melhores custos, ou seja, a expertise da consultoria é essencial para que as empresas contratem os melhores produtos a seus colaboradores. A consultoria também pode ser responsável pela gestão dos benefícios, assegurando a qualidade e a continuidade do benefício.

Marcello Avena - Vice-Presidente da área de Benefícios da Willis Brasil

Marcello Avena – Vice-Presidente da área de Benefícios da Willis Brasil

R.S:O que mudou na visão do RH nestes últimos anos em relação à importância de contar com os serviços de uma consultoria de benefícios em saúde?

M.A: Há algum tempo, as empresas se preocupavam apenas em gerenciar os benefícios para conseguir economizar custos ou buscavam uma consultoria para otimizar processos. Hoje, notamos que a intenção de contratar uma empresa de consultoria de benefícios é buscar um parceiro que auxilie a empresa a encontrar a solução certa para cada situação na complexa gestão do benefício.

Este é o grande desafio da consultoria de benefícios: deixar de oferecer simplesmente produtos e oferecer soluções para os clientes, assumindo um papel de gerenciador de riscos, além de tornara empresa mais competitiva . O papel da consultoria de benefícios é ser estratégica para o cliente, não simplesmente trazendo soluções pontuais dos produtos ou trocando de uma operadora para outra, e sim entender o DNA da empresa e achar a melhor solução.

A abordagem deve ser muito assertiva, não só para responder as perguntas dos clientes, mas para desafiá-los também. Nem sempre o cliente vê os riscos que ele está correndo. O papel de consultoria muitas vezes é o de alertar sobre os riscos, oferecer soluções em conjunto com o cliente, mostrar o valor dessa solução. No lugar de trabalhar com demanda, muitas vezes, ao analisar o cliente, a consultoria deve levantar os potenciais riscos que o cliente não viu até então. E é claro que para cada risco existem algumas soluções e essas soluções terão que gerar retorno para o cliente, não apenas para a consultoria.

R.S: Quais seriam os principais diferenciais na hora de oferecer seus serviços aos RHs?

M.A: Atualmente, tecnologia para aperfeiçoar nossos processos operacionais e ganharmos tempo.

Outro grande ponto é o investimento em pessoas. Capacitação e especialização de profissionais, agregando conhecimento para apresentar as melhores soluções.

Um outro ponto fundamental está na segmentação, já que as necessidades dos clientes são diferentes em função da atuação e tamanho da empresa. Por isso, o desenvolvimento de soluções especiais para cada um.

R.S: Qual seria o perfil de uma consultoria?

M.A: O perfil da nossa consultoria é ser estratégica para o cliente e tem como foco alertar sobre os riscos, oferecer soluções em conjunto com o cliente, mostrar o valor dessa solução. Na Willis, nós usamos a estratégia de: “risco, solução e valor”.

About Rachel Soares

Rachel is Marketing & Communications Coordinator for Willis Brazil. Based in São Paulo, graduated in Advertisi…
Categories: Benefícios > Capital Humano & Benefícios, Português | Tags: , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *