O que as empresas precisam saber sobre o Zika vírus

Na última segunda-feira, 1 de fevereiro, a Organização Mundial da Saúde convocou uma reunião de emergência para determinar como o Zika vírus deve ser tratado em âmbito global. O comitê definiu o problema como uma emergência de saúde pública internacional.

Parece assustador saber sobre uma nova ameaça para a saúde. No entanto, a melhor coisa a ser feita é aprender sobre ela e sobre como isso pode nos afetar, como pode ser prevenida e ser tratada. O assunto já foi divulgado recentemente em nosso blog Willis Towers Watson Wire (veja aqui). Neste novo artigo, algumas informações serão ressaltadas sob o ponto de vista de quem está fora do Brasil. Leia o artigo de Deana Allen, Vice-Presidente da Willis Towers Watson da área de National Health Care Practice, baseada em Atlanta.

Sobre o Zika

De acordo com o CDC (Centers for Disease Control and Prevention) o Zika vírus é transmitido para as pessoas através de picadas de mosquitos infectados. A doença é geralmente leve, com sintomas que duram de alguns dias a uma semana. Algumas pessoas podem nunca saber que foram infectadas.

Para alguns, o vírus pode ter consequências devastadoras, como o número alarmante de mulheres infectadas que dão à luz a bebês com microcefalia (quando a criança nasce com o cérebro menor do que o normal). Alguns dados levam os cientistas a acreditar que o Zika pode levar à síndrome de Guillain-Barré, uma desordem autoimune perigosa que pode provocar paralisia.

Implicações para a Gestão de Risco e seu Programa de Seguro

Se você tiver dúvidas recomendamos que procure o seu corretor da Willis Towers Watson sobre como o Zika pode impactar o seu negócio. Eles têm acesso a recursos para ajudar em respostas. Tenha em mente que as apólices de seguro de cada organização podem conter linguagem e cobertura diferentes.

Viajando ou vivendo em locais de alto risco

Você tem funcionários que viajam ou que vivem em áreas de alto risco para a transmissão do vírus?

Reveja a sua viagem e outras políticas e procedimentos que abordem esses tipos de surtos. Você está monitorando os empregados?

Será que seus funcionários entendem os riscos?

Se você é uma empresa americana, já analisou a linguagem com os trabalhadores?

Como você pode lidar com os riscos associados a mulheres que vivem ou viajam para áreas de alto risco e que estão pensando em ter filhos neste momento? Você restringirá as viagens?

Educação

Você está preparado para disseminar informações educacionais, de uma fonte confiável, para aqueles que precisam dela?

Você explorou as medidas de prevenção em seu negócio?

Você já pensou em um programa de vigilância e controle para erradicar a população de mosquitos?

Se a sua empresa está localizada em uma área de transmissão de alto risco, você já pensou em pesquisar barreiras físicas e químicas para impedir a transmissão?

Seu plano relacionado à pandemia está sendo atualizado para lidar com ameaças emergentes?

Atenção da mídia

Sua equipe de mídia está preparada para atender “casos” ou “histórias” relacionados à sua organização? O Zika pode atrair muitas notícias, não necessariamente sobre o vírus, mas por situações de ambientes físicos não controlados em sua propriedade, onde os mosquitos poderiam se proliferar (água parada, lixo, etc.).

Detalhes adicionais sobre a transmissão e prevenção de Zika:

O CDC dos EUA fornece a seguinte informação.

Transmissão

Esses mosquitos geralmente depositam ovos em água parada e próximo de objetos como baldes, bacias, e vasos de planta. Eles picam geralmente durante o dia e preferem viver em ambientes fechados e ao ar livre – perto de pessoas.

Os mosquitos são infectados quando picam uma pessoa já infectada com o vírus. Com isso, podem espalhar o vírus para outras pessoas através de picadas.

O Zika vírus pode ser transmitido da mãe para o feto durante a gravidez.

A propagação do vírus por transfusão de sangue e contato sexual foi relatada.

Prevenção

CDC_dont-let-mosquitos-ruin-your-trip

– Não existe vacina para prevenir as doenças causadas por Zika vírus

– A solução é prevenir o Zika evitando as picadas do mosquito

– Os mosquitos que espalham o Zika agem principalmente durante o dia

– O mosquito que transmite o Zika (o Aedes aegypti) também transmite Dengue e febre Chikungunya

Ao viajar para países onde o Zika ou outros vírus transmitidos por mosquitos são encontrados, siga os seguintes passos:

– Usar camisas de mangas compridas e calças compridas.

– Mantenha-se em lugares com ar condicionado ou janelas com telas e usar mosqueteiro

– Use repelentes

Vigilância e controle do vetor

A prevenção ou redução da transmissão do Zika é completamente dependente do controle de mosquitos vetores e do contato pessoa-mosquito. Uma das soluções para este problema é chamado de “controle do vetor”.  Isso envolve eliminar os locais onde estes mosquitos se reproduzem, ou tratar quimicamente esses pontos, aplicando inseticidas para matar os mosquitos adultos, ou pelo menos mantê-los longe dos seres humanos.

As principais funções dos programas de vigilância são:

– Campanhas de educação pública

– Realização de pesquisas

– Trabalho com a comunidade

– Controle concentrado ao redor de locais com alta densidade de mosquitos

O Zika não vai ser erradicado a qualquer momento em breve. O mundo deve mobilizar uma resposta eficaz, que pode inclusive um dia incluir uma vacina. Este surto apenas confirma que devemos permanecer vigilantes em nossa preparação e capacidade de resposta à medida que experimentamos situações de saúde emergentes.

About Deana Allen

Deana E. Allen is Senior Vice President of the Willis Towers Watson National Health Care Practice, based in Atlanta…
Categories: Benefícios > Capital Humano & Benefícios, Português, Recursos Humanos, Saúde & Vida | Tags: , , , , , , , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *