Perspectivas para 2017

O ano de 2017 começou com a responsabilidade e a esperança de ser melhor que o ano anterior. Com a crise política e econômica, 2016 foi um ano difícil para diversos segmentos, no entanto, o que aprendemos com ela no setor de seguros e consultoria?

Constatamos já em outras épocas na história que momentos assim nos trazem oportunidades como organização e como profissionais. É na crise que tudo se transforma, que devemos ter ainda mais criatividade, que temos que estar ao lado do cliente e ajudá-lo a se superar nesta fase.

O país ainda sofre neste início do ano com o desemprego, que em 2016 atingiu o número de 12 milhões de pessoas. Cortes de custos das empresas em seus benefícios e práticas de Recursos Humanos tornam essencial a busca constante por soluções em remuneração, redesenhos personalizados e retenção de talentos, pois uma hora a crise passará e os profissionais valorizarão as empresas que estiveram ao lado deles nesta fase e vice versa.

O cliente está cada vez mais exigente em tempos de crise e o gerenciamento de riscos é muito importante para ele avaliar o custo-benefício de transferir ou não, os riscos de seu negócio, contratando um seguro. Isso é constatado no setor de Riscos Corporativos onde o cliente precisa ter a proteção adequada ao seu negócio em todos os quesitos.

O mercado interno no setor de seguros é muito forte. O setor tem sobrevivido à crise, de maneira a se descolar do mercado econômico como um todo e isso ajuda na oferta de produtos adequados as necessidades dos clientes.

Todos têm sentido de forma positiva que voltaremos a crescer. Quando você tem uma retração e volta ao normal o movimento pode ser muito vigoroso. É uma questão de credibilidade.

Eu vejo isso positivamente. Estamos otimistas e esperamos um mercado bem atrativo para investimento no Brasil, o que é bom para a atividade econômica de maneira geral e para as soluções aos clientes.

José Otávio Sampaio é Head da Willis Towers Watson Brasil

Categories: Benefícios > Capital Humano & Benefícios, Outros, Português, Recursos Humanos | Tags: , , , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *