Mantendo risco e capital em equilíbrio

Que direção a sua empresa está tomando em relação ao risco? Você está esperando para:

Aumentar o risco mais rápido do que seu capital, utilizando-se de excesso de capacidade;

Aumentar o seu capital mais rápido do que o seu risco, construindo capacidade; ou,

Ter risco e o capital em equilíbrio?

Relacionamos esta resposta à questão da trajetória de risco de uma seguradora. Eu inclusive a chamo de Questão Fundamental da Estratégia de Risco.

Para alcançar o alinhamento entre a estratégia da empresa e estratégia de risco, a escolha da trajetória de risco deve ser incluída quando todas as decisões sobre os planos de gestão de risco estiverem sendo tomadas.

Fizemos esta pergunta para 58 seguradoras e quase 60% disseram que equilibrar o risco e o capital era sua ação para trajetória de risco. Para cada risco que a seguradora aceita, a administração deve escolher entre quatro estratégias globais – Explorar, gerenciar, minimizar e evitar.

A estratégia explorar visa lucros quando uma empresa tem uma vantagem competitiva que os permite a fazer mais dinheiro quando mais riscos são aceitos. Os riscos que são explorados vão crescer.

A estratégia de gerenciar cuidadosamente os riscos é uma forma muito aceita controlada. Riscos geridos normalmente crescem aproximadamente à mesma taxa que a atividade subjacente a ser segurada; isto se ajusta perfeitamente ao equilibrar risco e trajetória excedente.

A estratégia de minimizar toma o risco menor possível enquanto continua a perseguir a estratégia de negócios. Riscos Operacionais muitas vezes caem no âmbito desta estratégia; aceitar o risco mais operacional não irá aumentar normalmente os lucros. Mas Riscos Operacionais são inevitáveis.

A estratégia evitar aplica-se a riscos fora da tolerância da seguradora. Estes são riscos muitas vezes externos.

 

Quando questionados sobre a sua abordagem preferida ao nível da empresa, 70% das seguradoras disseram que usam a estratégia Gerenciar, por ser compatível com a trajetória em relação ao risco.

Para saber mais sobre este tema, confira a Willis Re Webinar em Balancing Risk and Capital.

About Dave Ingram

Dave is an Executive Vice President of Willis Re, specialising in theory and practice of ERM for insurers. Based in…
Categories: Controle de Risco, Português | Tags: , , , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *