Estávamos errados sobre o mercado de companhias aéreas

airplane landing

Vou admitir. Depois dos trágicos e tão divulgados desastres do ano passado, eu estava entre os que previam graves aumentos na taxa de seguro para as companhias aéreas. Mas aqui estamos no 4º trimestre, época crucial para renovações de seguro das companhias aéreas e o que estamos vendo é o aumento de um dígito.

Por quê fomos surpreendidos, mais uma vez, por este mercado que vem nos surpreendendo ano a ano por tanto tempo? Porque os fundamentos permanecem inalterados. As perdas deste ano foram aparentemente de causas “não operacionais”, o que significa que a melhoria constante do padrão de segurança, um fator-chave de mercado, continuou.

Mais importante, a capacidade ainda flui para o setor. O segmento aéreo continua atraente para operadoras que procuram diversificar suas carteiras. O departamento de seguros, por si só, continua a atrair capital em busca de retornos que são difíceis de encontrar em outros investimentos.

Isso vai mudar um dia?

Não há nenhuma razão para acreditar que o cenário de segurança irá diminuir, mas a questão da capacidade pode mudar. A recuperação econômica global poderia aquecer a economia e, como consequência, fazer o mercado realmente endurecer.

Ironicamente, quem observa o aumento constante do desenvolvimento da aviação em todo o mundo, pode facilmente imaginar que a indústria da aviação, como uma peça-chave na roda econômica global, ajudará a obter a tal recuperação no movimento econômico. A menos, é claro, que sejamos surpreendidos novamente.

About Steve Doyle

Steve is the Willis Aerospace Business Development & Sales Director in London, where he leads the division’s …
Categories: Aeronáutica, Aviação, Espaço Aéreo, Português | Tags: , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *