Cultura de inovação: os humanos nasceram para criar

“A cultura de inovação” dentro das empresas deve promover uma atmosfera segura estimulando o pensamento criativo e oferecendo maneiras de identificar obstáculos que a impedem. Ela também pode desafiar o que acreditamos sobre nossa própria capacidade de criar. Neste contexto, organizações geralmente se deparam com dois obstáculos: paradigma falho e um ambiente ruim.

Paradigma falho

Isso nos remete a antiga história da águia levantada por galinhas: um pássaro majestoso que nasceu para voar acima das copas das árvores e fica confinado a uma curta vida no chão no meio do mato. Uma criatura icônica vivendo uma vida em conflito com a sua natureza – o preço pago por não desafiar uma crença errônea sobre a sua identidade. Mas um dia a águia olhou para cima e uma mudança de paradigma ocorreu.

O aspecto enganoso e perigoso de um paradigma não significa que reconhecemos um desafio e rejeitamos. Significa que nós nem vemos os problemas que desafiam o que acreditamos. Este fenômeno é problemático quando se tenta criar uma cultura de inovação.

Quando eu digo que você é criativo e inovador – que é a sua natureza – acredite ou desafie o seu paradigma. Este é obstáculo número um que você deve superar.

Ambiente ruim

Obstáculo número dois: um ambiente insalubre e perigoso – ele pode destruir uma águia voando alto.

A população de águia entrou em declínio nos Estados Unidos entre 1870 e 1970 por causa da caça ilegal, da perda de habitat e do uso de DDT, que contaminou sua fonte de alimento e reprodução. A boa notícia: a águia careca está agora fora da lista de espécies ameaçadas porque alguém reconheceu os problemas e os resolveu.

Portanto vamos fazer aqui um comparativo: assim como a águia careca, outra criatura está em ameaça: o ser humano criativo – o inovador.

Falta de inovação

A falta de inovação ocorre por muitos motivos:

  1. O medo do fracasso
  2. Cultura permeada por uma poderosa resistência à mudança
  3. Ideias intencionalmente derrubadas

Então, o que pode ser feito?

A águia está fora da lista de espécies ameaçadas porque alguém reconheceu o problema e fez algo a respeito. Não foi fácil e os resultados não ocorreram rapidamente.

O mesmo acontece quando se tenta remover bloqueios incorporados em certa cultura. Para que haja o processo de limpeza ambiental, o problema precisa ser identificado.

Um ponto de partida é determinar:

1 – O número de mudanças recomendas e instituídas nos últimos 24 meses

2 – O número de recomendações para melhorias de processo (ainda não instituído) oferecidas pelos funcionários nos últimos 12 meses

3 – O número de novas ideias oferecidas nos últimos 12 meses para ajudar a sua organização a melhorar

4 –  Solicitação do parecer dos funcionários quando a recomendação e mudanças

Se você se questionou e percebeu que não faz nenhuma das sugestões… Eu preciso dizer mais alguma coisa? Há um sério obstáculo bloqueando a natureza criativa das pessoas na sua organização.

Em minha opinião, nenhum processo é perfeito e, portanto, pode ser melhorado. Os funcionários têm uma excelente perspectiva dos problemas e soluções e eles gostam de dar ideias – eles são águias.

Inovação irá prosperar em um ambiente onde é seguro para tentar algo novo. Thomas A. Edison enquadra isso de forma melhor, “Eu não falhei. Eu apenas encontrei 10.000 maneiras que não funcionam”.

A inovação envolve um número de pessoas trabalhando juntas para um objetivo comum. É neste ambiente que se desbloqueia o verdadeiro potencial de uma organização.

Aves gostam de voar e as pessoas realmente gostam de criar.

About Jeff Seibert

Jeffrey Seibert has managed a number of catastrophic events during his 37 years in the claim profession. As Nationa…
Categories: Benefícios > Capital Humano & Benefícios, Português, Recursos Humanos | Tags: , , , , , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *