A situação que os venezuelanos enfrentam em relação aos sinistros de automóveis

O setor de seguros vive hoje, na Venezuela, uma situação agitada em relação aos sinistros de automóveis, como consequência da falta de peças de reposição, aumento desproporcional da mão de obra e aumento dos preços dos veículos.

Recursos insuficientes

A escassez de peças de reposição e o aumento desproporcional da mão de obra estão fazendo com que o mercado segurador na Venezuela esteja apresentando com maior frequência os seguintes cenários:

– A oficina não aceita o veículo por diferenças de parâmetro da seguradora e da mão de obra

– A oficina não tem materiais para começar a reparar o veículo (pintura, entre outros)

– A oficina não aparece na lista de autorizadas pela seguradora

– A seguradora não consegue as peças de reposição e a oficina não aceita o veículo até que não tenha todas as partes.

– A oficina indica um tempo superior ao da ordem de reparo

– Vencimento da ordem de reparo (30 dias corridos)

Medidas implementadas

Isso está afetando a maneira com a qual os sinistros estavam sendo tratados no passado, ou seja, determinadas seguradoras para controlar os custos e taxas de acidentes na indústria têm implementado as seguintes medidas:

Se a reparação de veículos começa a contar depois da data do sinistro, a seguradora vai emitir a ordem de reparação com os valores da data do evento e não os valores da data do reparo, podendo haver diferenças consideráveis.

As seguradoras estão oferecendo ao segurado a possibilidade de receber o dinheiro correspondente à reparação no momento da apresentação do sinistro, deixando a negociação da reparação com a oficina e o segurado.

Apesar desta situação, a Willis Towers Watson Venezuela está trabalhando em busca de soluções para seus segurados, gerindo e intercedendo com as seguradoras para acelerar os processos que permitem uma indenização rápida e justa. Comprometidos com a oferta de serviços que temos com os nossos clientes, estamos continuamente à procura de soluções para cada caso em particular e corporativamente.

 

Rosa Beatriz Gómez M.  é Líder Comercial Willis Towers Watson Venezuela

Categories: affinity, Português | Tags: , , , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *