Comunicação: sua melhor ferramenta

Talking to CEO

Albert Einstein certamente teve muitos inimigos porque suas ideias eram inacreditáveis para alguns e fantásticas para outros. No entanto, foi capaz de encontrar aliados (parentes, amigos, colegas, clientes) construindo recursos para que pudesse mostrar que seus conceitos eram verdadeiros, tornando-se um dos inovadores mais admirados da humanidade.

Se refletíssemos sobre o que Einstein teve que fazer para que seus aliados comprassem as suas ideias, concluiríamos que foi a boa comunicação, a mais antiga arma para convencer as pessoas.

Às vezes não temos conhecimento que esta arma está à nossa disposição, outros sabem e a usam como arma poderosa, quando usada corretamente.

O que acontece é que a comunicação é mais eficiente quando o receptor compreende corretamente a mensagem do remetente. Isso significa que o emissor deve investir tempo e esforço para desenvolver uma mensagem consistente, e assumir a responsabilidade de assegurar que o destinatário receba a mensagem e a compreenda.

Muitos emissores não estão dispostos a assumir a responsabilidade de usar essa arma, ou de dedicar tempo e esforço suficiente a ela. É mais fácil jogar a responsabilidade de entendimento ao receptor de nossa mensagem, e isso torna nossa comunicação uma arma perversa que favorece nossos concorrentes, destrói as nossas ideias e gera amargos inimigos.

A melhor ferramenta

Com isso, como podemos transformar a arma da comunicação em nossa melhor ferramenta para obter aliados?

A comunicação existe quando o receptor compreende a mensagem do remetente.
Esta definição foi ensinada por meu professor de linguagem na faculdade e, quando eu entendi, o meu mundo mudou.

Portanto, não temos escolha a não ser:
– Nos convencer de que a comunicação é a melhor arma para conseguir aliados.

– Dedicar parte do nosso precioso tempo para nos esforçar e entregar mensagens de qualidade, comunicando de modo que qualquer receptor a entenda da forma que queremos.

– Assumir a responsabilidade de nos certificar que o destinatário recebeu a nossa mensagem e entendeu corretamente.

Se nos adequarmos a estas três condições, teremos a arma mais poderosa para conseguir aliados.


Foto Juan L.Blogger invitado Juan Lavaggi, CEO Willis Towers Watson Perú

Categories: Outros, Português, Recursos Humanos | Tags: , , , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *