Como transformar a forma de selecionar e engajar talentos

Three young people sitting on benches in an office building

Preencher uma nova posição de trabalho, fazer a sucessão de uma liderança diferenciada, ou ainda promover o engajamento dos atuais talentos são tarefas cada vez mais complexas para os profissionais de Recursos Humanos. Junto à percepção do gestor de pessoas, caminham também as ferramentas de avaliação de talentos – mais modernas ágeis e eficientes para contratar bons profissionais, garantindo tranquilidade e segurança na hora de predizer quem é o indivíduo mais apto para determinada função.

Quem entre as pessoas de uma equipe está mais propensa a ocupar determinada posição de liderança? Qual escolha oferecerá menos riscos à empresa – e qual apresenta o melhor custo de oportunidade? Estas perguntas cercam um dos momentos mais decisivos de uma organização, como a sucessão de um alto executivo em uma função sensível para o desempenho do negócio. Nesta hora, apontar os fatores que indicarão a escolha mais assertiva pode ser acompanhado da incerteza: tenho os elementos suficientes para predizer com segurança o potencial de determinado indivíduo?

As ferramentas para gestão de talentos Saville estão em uma plataforma de avaliações psicométricas confiáveis na predição do potencial de determinado indivíduo e/ou dar a ele informações importantes para o seu desenvolvimento profissional. Por meio de relatórios específicos, fornecem dados completos sobre o candidato frente à sua carreira, posição e seu potencial para desafios mais complexos. Elas vão além do momento da contratação, podendo ser combinadas com outras ferramentas, além de poderem ser aplicadas em todo ciclo de vida do negócio.

Considerando elementos presentes nas atividades profissionais no século XXI, a ferramenta oferece informações claras sobre como o respondente se enxerga em termos de motivações e habilidades. Esses dados são compilados e formatados em um detalhado mapa do indivíduo em traços de personalidade, competências e de comportamento. As informações coletadas servem para a tomada de decisão da empresa em momentos de sucessão, promoção e identificação de talentos, apontando com fidedignidade qual escolha poderá oferecer o mais pleno potencial para realizar as atividades de determinada função.

A ferramenta Saville permite ao profissional de Recursos Humanos:

  • Acelerar o tempo de contratação
  • Melhorar a experiência do respondente
  • Prever a adaptação à cultura e ao ambiente
  • Desenvolver talentos
  • Melhorar o autoconhecimento
  • Promover o engajamento e retenção
  • Identificar futuros líderes
  • Criar líderes excepcionais

 Nosso portfólio da avaliação compreende

  • Questionários personalizados Wave: os mais válidos indicadores de performance e talentos do mercado
  • Swift: avaliação pioneiras de aptidão que medem diversas subáreas em um teste
  • Testes de Avaliação Situacionais, líderes de mercado

Por Guilherme Vieira – Consultor e Gestor de Talentos da Willis Towers Watson no Brasil

Categories: Benefícios > Capital Humano & Benefícios, Português, Recursos Humanos | Tags: , , , , , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *